Um dos principais problemas enfrentados por estudantes que acabaram de ingressar no ensino superior é a de entender como se deve prosseguir à leitura de livros teóricos. Este texto objetiva esclarecer a maneira de se obter uma proveitosa leitura de teóricos de qualquer área do conhecimento.
A leitura, como é sabido, possui diversas finalidades. Da leitura por simples diversão à leitura de estudo existem técnicas que permitirão que seus objetivos sejam atendidos. No entanto, ler um romance, um livro de ficção científica e um livro teórico exige abordagens diversas. Mesmo ao ler por diversão pode-se aplicar estratégias diversas, uma vez que a leitura de um clássico requer mais esforço e concentração do que a leitura de um livro de ficção científica.
Em geral, os clássicos, a depender dos propósitos da leitura, devem ser lidos mais de uma vez. Um estudante de Letras, por exemplo, precisará ler livros como Dom Casmurro, Vidas Secas e A Hora da Estrela ( e vários outros!!!!!!) no mínimo duas vezes. È porque uma só leitura não é suficiente para que ele compreenda as estratégias utilizadas por esses autores para prosseguir na narrativa, o que os leva a optar por determinado adjetivo ou como se dá a disposição dos verbos na estrutura do texto. Contudo, quem quiser apenas fazer uma única leitura dos clássicos - desde que não seja estudante de literatura- estará apenas lendo por diversão, não estando apto para fazer análises.
O mesmo não acontece com os livros teóricos, os quais, obrigatoriamente, necessitam ser lido mais de uma vez. Não existe outra forma de compreender as ideias dos autores a não ser fazendo uma primeira leitura (ininterruptamente), de modo que ao final da leitura se possa responder ao seguinte questionamento: Qual a ideia geral do autor do livro? A partir daí, surge-se a necessidade de uma segunda leitura, dessa vez observando-se as palavras-chave presentes nos parágrafos e com consulta ao dicionário. O leitor deve pesquisar o significado de expressões técnicas, bem como fazer anotações e sublinhas as ideias mais relevantes do autor. Até aqui o leitor já conseguiu fazer um estudo acerca do tema do livro, de modo que uma terceira leitura o ajude a ter domínio das ideias dos autores estudados, uma vez que só assim ele poderá confrontar as ideias estudadas com a de outros teóricos e com a suas próprias ideias.
Ler três vezes o mesmo livro é uma tarefa cansativa. Não se consegue dominar teorias com apenas uma leitura, principalmente quando o objetivo do estudo é a produção de artigos. No entanto, se o leitor quiser ler um livro teórico apenas para conhecer e ter uma ideia geral a respeito da teoria, DUAS lidas bastam! Não esquecer: apenas uma leitura de um livro teórico se mostra insuficiente para os seus possíveis objetivos, pois ninguém vai ler teoria por diversão. A gente lê pra aprender a falar dela, e isso exige pesquisa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário