segunda-feira, 7 de maio de 2012

A distribuição dos parágrafos num texto dissertativo-argumentativo

Os parágrafos em um texto dissertativo-argumentativo:

Em geral, para efeito de padronização, esse tipo de texto é feito com cinco parágrafos (um para introdução, dois para o desenvolvimento da ideia defendida e um para a conclusão. Entretanto, a quantidade de parágrafos deve estar limitada a quantidade de linhas máximas que se pede na redação. Se a redação, por exemplo, for até 40 linhas, pode-se escrever 6 parágrafos ou mais. O ideal para o êxito do texto é não ultrapassar o limite de linhas e adequar o número de parágrafos a ele, sempre seguindo a estrutura INTRODUÇÃO-DESENVOLVIMENTO-CONCLUSÃO.  
É obvio que uma maior quantidade de linhas e parágrafos deva estar no desenvolvimento, uma vez que é aí que terei de convencer o leitor da minha ideia. É no desenvolvimento que terei de expôr os argumentos que validem o meu ponto de vista.  A introdução pede um menor número de linhas, pois nela só apresentarei a ideia que irei  fundamentar no desenvolvimento. A conclusão é o fechamento. O número de linhas gastas irá depender de como apresentarei o final do meu texto ao leitor, se consegui concluir e deixar claro o meu ponto de vista. Isso se geralmente se consegue com um número de linhas menor que as gastas no desenvolvimento.


Exercício: 
Para efeito de TESTE, escreva a redação sem se preocupar com o número de linhas e parágrafos e depois adeque-a,  REESCREVENDO um texto em que o limite seja 30 linhas. 
Além de pôr em prática a sua capacidade de COESÃO, você perceberá a importância da reescrita no processo de estrita. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário