terça-feira, 19 de março de 2013

Quer escrever bem? Comece a escrever.

Nenhuma dica de como se escrever bem será eficaz se você não gosta de escrever.
De nada adianta tantos manuais e dicas de redação se, na hora de escrever, você começa a tremer e a imaginar que seu texto sairá um fracasso.
Se sua intenção é apenas treinar dissertação para se sair bem no vestibular, pois você acha a atividade de escrita um tédio, eu lamento. Lamento em dizer que você nunca vai saber escrever.

Vejo tanta gente dizer "Eu tirei nota boa na redação, portanto sei escrever" e se gabar de "Nunca ter feito uma redação na vida" achando que é o melhor produtor de texto. Numa dissertação, você será avaliado pela capacidade de expor seus argumentos, não pelo seu nível de conhecimento em estratégias de produção de texto. Emitir uma opinião é fácil. Difícil é saber organizá-la e fundamentá-la num texto.

Sabe fazer isso quem tem gosto pela escrita e que, por isso, estuda e conhece as estratégias de produção de textos. Escreve bem que não se cansa de reescrever o seu texto, passando horas tentando ajustar aquele parágrafo e refletindo sobre as ideias que estão sendo postas no papel.

Na vida só se aprende errando. Escrever só se aprende errando e concertando.

Engraçado que existem pessoas que acreditam que escrever é tarefa para poucos, talento dado por Deus. Mas de nada adianta um talento se ele não for aprimorado. De fato existem gente com uma certa facilidade de juntar as palavras num papel, mas esse talento se perde se não for exercitado. Todos nós possuímos a capacidade de escrever. Todos temos a capacidade de nos expressar por meio da linguagem. Se uma pessoa faz isso melhor que outra, não é porque a ela foi dado esse "talento", mas antes ela se exercitou, aprimorando a sua capacidade de escrever.

Portanto, se quiser escrever bem, treine, mas treine muito. Não pense que quem escreve o faz por talento, não precisando para isso se esforçar. A diferença entre quem escreve bem e quem não escreve bem está no fato de o primeiro, acima de tudo, esforçar-se pelo que gosta de fazer.

Um comentário: